Um cara chamado: Rafinha Bastos.

Rafael "Rafinha" Bastos Hocsman (Porto Alegre, 5 de dezembro de 1976) é um humorista, apresentador de televisão, ator e repórter brasileiro.

Rafinha Bastos nasceu em família de origem judaica, formou-se como jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Começou a sua carreira na televisão trabalhando nas emissoras Rede Manchete (entre 1997 e 1999), TVE RS (de 1999 a 2001) e RBS TV (entre 2001 e 2006). Até 2011 ele trabalhava na Rede Bandeirantes de Televisão.

Após a conclusão do seu curso superior, ele viajou para os Estados Unidos com planos de investir em uma outra carreira: a de jogador de basquete, devido a sua alta estatura, esporte que praticou profissionalmente até os vinte e cinco anos. Em 1999, Rafinha competiu na Liga Universitária Norte-Americana (NCAA) pela Universidade de Nebraska-Lincoln, onde teve seu primeiro contato com a Stand-up Comedy, o chamado "humor de cara-limpa".

Estando fora do Brasil, resolveu criar uma página na Internet para estabelecer comunicação com seus amigos brasileiros e fazer humor. O site cresceu e acabou transformando-se na Página do Rafinha, sendo posteriormente incorporado ao conteúdo humorístico do Portal Terra. Ele já satirizou artistas como Kelly Key, Sandy e Junior, Britney Spears e até grupos clássicos dos anos 70/80 como Village People e ABBA. As produções têm edição, direção e interpretação de Rafinha.








Em 24 de março de 2011 foi eleito pelo jornal americano New York Times a personalidade mais influente do Twitter. Segundo a revista norte-americana Variety o comediante fará carreira nos EUA.
Segundo o colunista Ricardo Feltrin do Folha.com o humorista está em fase final as negociações com o Grupo FOX para o canal Fox Sports que terá estreia em fevereiro de 2012.

No dia 25 de janeiro de 2012, ele confirmou pelo seu Facebook, que havia deixado a Rede Bandeirantes após a piada feita sobre o filho de Wanessa Camargo. Ele disse: "Um dia após a confirmação da minha suspensão (amplamente divulgada pela imprensa), eu pedi demissão e nunca cogitei em voltar atrás (sic)".
O ator terá um reality show "O Estranho Mundo de Rafinha Bastos" que mostrará o seu cotidiano, e que despertou interesse por um dos canais do canais do Grupo FOX.

No dia 14 de fevereiro de 2012 o canal FX anunciou a contratação do humorista, que terá como programa o reality show "A Vida de Rafinha Bastos" que terá como produtora a Mixer. Ele também está a fazer acordos com a RedeTV! para ocupar o horário que era do programa Pânico na TV, que em 2012 rescindiu o contrato com a RedeTV! por esta atrasar seguidas vezes o pagamento dos salários do elenco.

Em 29 de fevereiro de 2012 Rafinha pelo Twitter anunciou sua contratação pela RedeTV!. Um dia após a RedeTV! anunciou sua contratação, e que apresentará o programa Saturday Night Live brasileiro.

Wanessa Camargo

Na edição do Custe o Que Custar do dia 19 de setembro de 2011, foi exibida uma matéria com a participação da cantora Wanessa Camargo (que está grávida). Em seguida, Marcelo Tas fez um comentário, elogiando a cantora, ao qual Rafinha respondeu com a seguinte frase:                        

                                      "Comeria ela e o bebê. Não tô nem aí."





O comentário gerou constrangimento nos meios de comunicação e dentro do próprio programa. Marco Luque, colega de bancada de Rafinha, repudiou a piada e a classificou como idiota: "Eu, como pai, entendo e apoio a revolta e a indignação do Marcus Buaiz, um homem que conheço e respeito. Se fizessem uma piada com este contexto sobre a minha família, certamente ficaria ofendido. Com certeza uma piada idiota e de muito mau gosto". A cantora Wanessa, optou pelo silêncio e não comentou sobre o caso. A piada fez com que o humorista fosse suspenso da edição de 3 de outubro de 2011, sendo substituido por Monica Iozzi. Durante o programa, o humorista publicou em seu perfil no microblog twitter fotos com modelos de biquíni, acompanhado da frase "Que noite triste pra mim".Ao ser entrevistado pelo portal iG, ele respondeu todas as perguntas com uma receita de bolo de laranja.

Junto com o criador do blog Jacaré Banguela, Rodrigo Fernandes, fez dois vídeos ironizando o fato. No primeiro, com participação de Fernando Muylaert (que está de peruca e óculos escuros), intitulado "Rafinha Bastos em Churrascaria" mostra o comediante em um rodízio negando qualquer tipo de carne relacionada com bebês. Em um segundo vídeo, com a participação de Oscar Filho, Danilo Gentili e do humorista Murilo Gun, Oscar e Danilo comentam que o comediante "vai fazer falta". Em seguida, a imagem mostra Rafinha fazendo uma falta durante uma partida de futebol.

No dia 13 de outubro, Wanessa e seu marido entraram com uma ação judicial de reparação por danos morais contra o humorista. Segundo o site UOL, Wanessa pode receber R$ 100 mil de indenização pelo ocorrido. A advogada do casal, Fernanda Parodi, disse por telefone ao site: "Essa quantia é uma estimativa: o valor da causa foi estipulado em R$ 100 mil, mas caberá ao juiz definir, sendo mais ou menos" comentou. Caso a cantora vença o processoo, prometeu doar a indenização a instituições de caridade.

A decisão judicial foi expedida pela 18ª Vara Cível de São Paulo em 18 de janeiro de 2012, dando ganho de causa à Wanessa Camargo, "a título de reparação pelo dano moral sofrido, com juros da data do fato e correção monetária". A advogada de Rafinha Bastos declarou que irá recorrer da decisão.











Seja o Primeiro a Comentar!