#12 Já conhece? CSI.


CSI: Crime Scene Investigation (CSI: Investigação Criminal ou como é conhecido popularmente CSI: Las Vegas no Brasil e CSI: Crime Sob Investigação em Portugal) é uma popular série dramática americana exibida pelo canal CBS. A série é centrada nas investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes cientistas desvendam crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e pouco comuns.

A série, criada por Anthony E. Zuiker, estreou em outubro de 2000 nos Estados Unidos (em abril de 2001 no Brasil). Foram criados dois spin-offs da série: CSI: Miami e CSI: NY.

A abertura da décima temporada foi a mais cara da história da televisão, custando cerca de 400 mil dólares. O ator William Petersen, que interpretava o personagem Gil Grissom na série, ganhava um milhão de dólares por episódio, e a atriz Marg Helgenberger, que interpretava Catherine Willows, em torno de 780 mil dólares. 





CSI consiste em relatar as investigações de um grupo de cientistas forenses do Laboratório de Criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes peritos desvendam mortes em circunstâncias misteriosas, pouco comuns e algumas aparentemente impossíveis de se resolver. O Laboratório de Criminalística de Las Vegas é o 2º maior do país, atrás apenas do do FBI.

O grupo de cientistas, inicialmente, era liderado pelo Capitão James Brass (Paul Guilfoyle). Já nos primeiros episódios da primeira temporada, o xerife decide substituir o Capitão Brass pelo entomologista Gilbert Grissom (William Petersen), que já integrava a equipe. Brass é reintegrado à Divisão de Homicídios e passa a acompanhar as investigações realizadas pelos CSIs. O grupo ainda é composto pela biomédica Catherine Willows (Marg Helgenberger) (ex-dançarina e filha de um mafioso dono de cassinos), pelo analista Nicholas Stokes (George Eads), pelos químicos Warrick Brown (Gary Dourdan) (ex-viciado em jogo) e Gregory Sanders (Eric Szmanda) (então técnico de laboratório). Em seguida, a física Sara Sidle (Jorja Fox) e o legista Albert Robbins (Robert David Hall) se juntam ao time de peritos, ainda na primeira temporada. Ao longo da série, é mostrado o cotidiano dos investigadores, resolvendo casos difíceis e surpreendentes, vendo histórias de diversos tipos e, ao mesmo tempo, cuidando de suas vidas pessoais.

A partir da 5ª Temporada, Sofia Curtis (Louise Lombard) é rebaixada de supervisora do turno do dia a perita e passa a fazer parte do turno da noite, liderado por Grissom. Também a partir dessa época, Greg Sanders começa a trabalhar em campo, deixando o laboratório.

Ao longo da série, o espectador é levado a perceber a aproximação afetiva entre Sara Sidle e Gil Grissom. Porém isto só fica claro no último episódio da 6ª Temporada.

Ainda na 6ª temporada, Sofia Curtis passa a ser detetive da Divisão de Homicídios e não faz mais parte do turno da noite. Na 8ª Temporada, após ter sido sequestrada por uma serial killer, Sara Sidle opta por deixar a profissão e sair de Las Vegas rumo a São Francisco, de onde veio no início da série. David Hodges (Wallace Langham), técnico de laboratório que substituiu Greg, passa a ser um personagem constante na trama. No último episódio, Warrick Brown acaba assassinado pelo xerife em virtude de descobertas feitas sobre corrupção na polícia. Seu funeral acontece na estreia da 9ª Temporada.

A 9ª Temporada tem início retratando a investigação da morte de Warrick Brown, que foi assassinado no final da temporada anterior. Após a saída de Sara do CSI, Grissom decide se aposentar, seguir sua carreira como entomologista e casar-se com Sara em São Francisco. Para ocupar a vaga deixada por Grissom, Raymond Langston (Laurence Fishburne) é chamado, e Catherine Willows torna-se a nova supervisora do turno da noite. Para ocupar a vaga deixada por Sara, Riley Adams (Lauren Lee Smith) é contratada, mas sai no final da temporada.

Na 10ª Temporada, Sara Sidle volta a Las Vegas (já casada com Grissom) e retoma a carreira como perita criminal. Grissom permanece afastado de Vegas, envolvido em viagens e projetos de sua carreira. Langston e a equipe perseguem o serial killer Dr. Jekyll.

Durante a 11ª Temporada, Langston continua perseguindo o serial killer Nate Hakell, e acaba lutando contra ele e matando-o no último episódio.

A 12ª Temporada (prevista para estrear em setembro de 2011) já não contará com Raymond Langston e Catherine Willows fará apenas os 12 primeiros episódios na série forense. Para ocupar a vaga de Langston, Ted Danson (como o CSI nível 3 D.B. Russell) entrará no time e, a vaga de Willows caberá a Morgan Brody (Elisabeth Harnois), filha do xerife Ecklie.

Seja o Primeiro a Comentar!